top of page

A Importância do Óscar

Atualizado: 28 de fev. de 2020

A premiação máxima do cinema hollywoodiano chega a sua 90ª edição e muitos ainda se perguntam... Porque esse prêmio é tão importante?

Dada como uma grande festa de elite, luxo e marketing, a festa de premiação da academia de artes e cinema ocorre anualmente em Los Angeles para premiar os melhores do ano, dividindo sentimentos de apreço, ódio e indiferença.

Iniciada em 1927, a celebração se tornou, ao passar dos anos, uma grande porta de entrada para o conhecimento de novas obras. Tendo um apreço especial por dramas mais autorais, e não tão grandiosos em sua receita, a academia traz em seus indicados os grandes nomes aplaudidos em festivais de cinema das capitais europeias.


Porta de entrada para obras desconhecidas

É por conta do Oscar que conhecemos obras como Moolight, Manchester a beira mar, A grande aposta, Clube de compras Dallas, Quem quer ser um milionário, Beleza americana, e outros vários. Além disto, a festa mostrou ao mundo o talento e o rosto de nomes como Eddie Redmayne, Al Pacino e que Colin Firth pode ser bom ator.


Não apenas nas categorias principais, os cinéfilos mais ferrenhos que curtem acompanhar os indicados, tendem a fugir do padrão Disney/Pixar e ingressar num mundo novo de animações belíssimas e independentes, como por exemplo, o excelente Com amor, Van Gogh, indicado neste ano. E claro, os documentários, curtas-metragens e afins que anualmente são passados batidos pelo grande público, mas vendidos, expostos, exibidos e premiados pela academia, dando espaço à estas áreas da sétima arte.

Polêmicas

Por ser uma grande festa de enorme prestígio e audiência, o Oscar sempre foi um grande cenário para se levantar causas sociais na industria cinematográfica, e as vezes até políticas.

Como esquecer da premiação de 1973, quando Marlon Brando (Poderoso Chefão) recusou sua estatueta dourada, enviando em seu lugar uma nativa norte-americana para discursar sobre a insatisfação de como os índios eram tratados nas telas de cinema. Ou de 2003, quando Michael Moore tomou seu tempo de discurso para criticar o governo Bush, chamando-o de vergonhoso, e acusando de levar pessoas para guerras de causas fictícias.

Dentro das telas, causas como a dos piratas do pacífico, retratados em Capitão Phillips, ou a ação dos White Helmets, que ajudam de forma voluntária os civis das guerras na Síria, ganharam espaço e financiamento quando expostos na premiação.


Oscar So White


No ano de 2016, Spike Lee inicia um grande movimento de repúdio a premiação que contava com sua enorme maioria de brancos. No caso, fora concluído, até mesmo pelos participantes do movimento, que não se tratava de atitudes racistas propriamente das academia, e sim da indústria hollywoodiana que não dá o mesmo espaço para diferentes etnias trabalharem. Não é possível premiar quando não há tantos candidatos.

Mas vale lembrar em suma, que logo em 1941, nos primeiros anos da premiação, Hattie McDaniel ganhou como melhor atriz coadjuvante pelo grandioso E o vento Levou... Denzel Washington se consagrou como um dos atores indicados mais vezes à premiação, tendo sua 8ª neste ano de 2018. E claro, os grandes atores e atrizes negros que foram revelados à industria somente após terem sido indicados, e hoje esbanjam trabalhos grandiosos: Lupita Nyong’o, Daniel Kaluuya, Octavia Espencer, Mahershala Ali, Forest Whitaker, Jamie Foxx, Halle Berry, Cuba Gooding Jr e outros...

Mas isto não tira o valor nem os fatos levantados pelas causas de representividade. O que se deve entender é que, levá-las ao Oscar tem sim suas consequências positivas. Levantado em 2016 com o Oscar So White, 2017 trouxe entre os indicados a categoria principal: Lion, Estrelas além do tempo, Cercas, e o vencedor Moonlight, expondo claramente as mudanças da causa.

Este ano, temos o movimento Time’s Up! Sendo trazido pelas mulheres como um basta aos abusos nos bastidores das produções. Tal movimento já ganhou enorme repercussão e apoio no Globo de Ouro, onde atores dedicaram seu salário em filmes para o projeto, bottons foram distribuídos e usados, e ao fim, a Weinstein declarou total falência após as acusações de seu fundador. O movimento continua com força no Oscar este ano, lutando também por mais representatividade feminina nas categorias de Direção, Produção e Roteiro.

Saiba exatamente quem acusar, de tirar proveito de uma festa onde todos os olhos estão acompanhando, e tirar tudo de bom que ela oferece ao maravilhoso e espetacular mundo do cinema.

Comments


ENVIE-NOS SEU FEEDBACK E SUGESTÕES

  • Facebook
  • SoundCloud ícone social
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Spotify ícone social

Um site da equipe .X

bottom of page