Guia de Leitura Marvel - Especial THANOS
- Pipoca de Pedra
- 2 de mai. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de fev. de 2020
Com a chegada de Vingadores Ultimato, muitos se perguntam por onde começar a ler para conhecer o grande titã louco de pele roxa. Enfim, segue abaixo um rápido guia de leitura do grande vilão cósmico da Marvel, e onde podemos encontrar tais clássicos nas bancas e comic shops brasileiras. Vamos lá?
A primeira Aparição (Iron Man #55)
A primeira aparição da grande criação de Jim Starlim se deu nas páginas do primeiro volume do Homem de Ferro, na sua 55ª edição. Como um simples vilão coadjuvante, o grande autor das histórias cósmicas da Marvel não imaginava o impacto que sua cria teria no futuro.
A Saga de Thanos

Com o aumento da popularidade de sagas cósmicas, Jim Starlim inicia a construção de uma grande saga do titã louco contra o Capitão Marvel e Adam Warlock. Em quase uma década da grande saga cósmica, Starlim monta um arco perfeito dos heróis, tendo como plano de fundo o titã louco. Essas histórias podem ser encontradas facilmente nas bancas do Brasil de 2 formas. A primeira, de forma mais breve e resumida, nas duas primeiras edições da Coleção Histórica Marvel: Vingadores. Para uma leitura mais completa, pode ser adquirida as edições duplas da Vida e Morte do Capitão Marvel, e de Warlock, pela coleção de Graphic Novels Marvel da editora Salvat, ou pelo compilado que a panini lançou recentemente com a saga completa dividida em 2 partes.
Thanos em Busca do Poder e a Trilogia do Infinito

Aqui finalmente entramos no cerne da história que será adaptado para o cinema. Dividida em 2 edições, a Graphic Novel acompanha Thanos em sua jornada de poder em busca das joias do infinito, até completar sua manopla. Caçando uma a uma, o titã louco enfrentará os anciões do universo, e estará pronto para sua tentativa de impressionar a morte
Desafio infinito
Tendo a manopla completa com suas 6 gemas, Thanos busca maneiras para conquistar sua amada, enquanto enfrenta os maiores heróis da terra e descobre seus poderes como um novo Deus. Recheada de momentos épicos, este clássico da Marvel foi o principal material para os novos filmes do MCU e toda a saga do maldito estalo.
Guerra infinita e Cruzada infinita
As sequencias da grande trilogia do infinito de Jim Starlim servem de curiosidade para aqueles que quiserem saber o desfecho da manopla e suas gemas. No entanto, as 2 partes finais da trilogia não possuem a presença de Thanos como vilão principal, tendo a trama girando em torno de Adam Warlock, e sua parte maligna Magus. A trilogia completa, junto à saga "Em busca do Poder" Saíram em três encadernados homônimos pela editora Panini em 2018/2019.
Abismo Infinito
Outra saga descartável que pode ser pulada por aqueles que buscam apenas o essencial do personagem, é este retorno de Jim Starlim às sagas cósmicas em 2002. Um aparente fechamento de arco falha em sua narrativa, com uma equipe improvável e uma trama vazia sem consequências algumas para o universo Marvel.
Aniquilação
Ao contrário das anteriores, aniquilação surge como um grande clássico moderno, e a história definitiva do universo cósmico da casa das ideias. Infelizmente, a saga de Keith Giffen lançada em 2006, chegou ao Brasil apenas no seu formato minissérie, carecendo ainda de um encadernado digno.
Imperativo Thanos
O run do grande Dan Abnett chega ao fim, fechando toda a história iniciada por Giffen em Aniquilação, e continuada em Aniquilação: A conquista, nas revistas dos guardiões da galáxia, e na Guerra de Reis. Para um final digno, Abnett traz de volta toda a grandiosidade cósmica dos personagens em um fechamento digno e grandioso, tendo o titã roxo como o grande antagonista que ele nasceu para ser. Essa história acabou sendo ignorada, não saindo em edição mensal pela panini, mas acabou resgatada e lançada em formato de encadernado pela editora Salvat.

Ascenção de Thanos
Com o crescimento da iniciativa Nova Marvel, Jason Aaron decide tomar as páginas do titã e contar ao mundo toda sua origem, de infância e adolescência conturbadas. O início da paixão pela morte e toda a sede de sangue, são mostradas nessa história que muitos diziam ser desnecessária (por explicar a motivação de um vilão mal por natureza), mas que traz uma grande diversão aos leitores. Provavelmente, essa história servirá de base para o prólogo de Vingadores Guerra Infinita em abril.
Revelação, Relatividade e Final infinito
Após novos anos longe das páginas, Jim Starlim surge novamente com uma trilogia cósmica sobre o grande vilão roxo que criou em 1973. No entanto, as 3 Graphic Novels (recentemente lançadas no Brasil) mostram um enorme caimento da qualidade de roteiro e arte do grande criador. Uma história rasa, genérica e sem consequências, completa a lista de obras dispensáveis para quem busca apenas o essencial de Thanos.
Infinito
Uma das mais recentes publicações no Brasil foi o excelente e grandioso run de Jonathan Hickman pelos vingadores. No centro de sua passagem pela revista, Hickman constrói uma das melhores histórias já contadas na Marvel, tendo Thanos como o principal vilão. Infinito coroou as páginas mensais de vingadores em 2017, mas chegas as bancas dividida em 3 encadernados, entre a série principal e os tie-ins. Provavelmente não sirva de base para o filme, mas é uma história imperdível para os amantes do personagem.
Thanos
Uma nova série solo do personagem segue fazendo grande sucesso de público, trazendo novas revelações de seu passado, e até mesmo futuro. A revista solo do grande senhor do infinito começou como algo divertido e bastante interessante, sobre o texto soberbo de Jeff Lemire e a arte admirável do brasileiro Mike Deodato. Ao decorrer dos volumes, a tocha foi passada para Donny Cates, que recentemente nos presentou com a obra "Thanos vence", no terceiro volume da série de encadernados. Lá, podemos ver o que aconteceria se o Titã realmente vencesse e alcançasse seus objetivos. O que viria a seguir?
Muito ainda falta chegar ao Brasil, e muito ainda tem de ser explorado deste icônico vilão da casa das idéias. Seu sucesso estrondoso nos cinemas sem dúvida inspirará novas obras de grande calibre, e uma retomada gloriosa ao universo cósmico da Marvel. Quando isto acontecer, estaremos aqui esperando para comentar.
Kommentare